data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Cpers (divulgação)
Em Cacequi, mobilização reuniu estudantes e professores
A greve dos professores da rede estadual de ensino chegou ao quinto dia, nesta sexta-feira, e foi marcada por mobilizações em diferentes cidades do Estado e da região. De acordo com o sindicato dos professores estaduais do Estado, o Cpers, em uma semana o número de escolas em greve no Estado chegou a 1.505.
Na próxima terça-feira, dia 26, a categoria vai realizar uma nova assembleia geral em Porto Alegre, e deve ocorrer um novo ato unificado com servidores estaduais.
Em Santiago, o protesto dos professores e alunos começou na frente no núcleo da 35ª Coordenadoria Regional de Educação, onde foi entregue uma moção de repúdio ao pacote do governo. Em caminhada, o grupo foi até a Praça Moisés Viana, no Centro. Na Praça Central, eles se mobilizaram em uma aula pública, explicando a todos que estavam no local sobre a mobilização da categoria.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Divulgação
Passeata em Santiago
Em Cacequi, alunos e professores também foram às para protestar contra o pacote do governador Eduardo Leite, que atinge os servidores estaduais. Na mobilização, alunos seguraram cartazes com frases de apoio aos professores em greve.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Gabriela Scalcon Brusque
Aula pública na escola Guilhermina Javorski em Jaguari
Em Jaguari, professores do Instituto Estadual de Educação Guilhermina Javorski organizaram, na quinta-feira, uma aula pública com toda a comunidade escolar. Com o tema "escola pública em foco: vamos pensar juntos?" os professores falaram, aos alunos e pais de estudantes, sobre a mobilização dos professores. A ex-aluna da escola Fernanda Monteiro Rigue, que é doutoranda em Educação na UFSM, falou sobre os estudos que realiza sobre a escolarização no Brasil.
- A chance de pensar junto com a comunidade escolar do Instituto Guilhermina possibilitou que me aproximasse novamente do território da escola pública, estreitando os laços entre pós-graduação e educação básica. Além disso, viabilizou que pensasse com toda comunidade os limites e as possibilidades da escola pública em tempos adversos, prospectando suas potências e indispensáveis problematizações - destacou Fernanda em sua fala.
Na manhã desta sexta-feira, um grupo de alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Cônego Ortiz, em Caçapava do Sul, se reuniu em frente à escola com cartazes com mensagens de apoio aos professores. A iniciativa surgiu depois que os estudantes viram ações parecidas acontecendo em outras cidade, como Santa Maria, onde alunos organizaram uma Marcha pela Educação ontem.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gazeta de Caçapava
Alunos de escola de Caçapava do Sul mobilizados
Professores estaduais de Restinga Sêca, Paraíso do Sul, Agudo, Dona Francisca e Cerro Branco bloquearam na manhã de hoje a RSC-287, em Paraíso do Sul, em um manifesto em favor da educação.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Nórton Ávila (Rádio e Jornal Integração)
A PROPOSTA DO GOVERNO DO ESTADO
Chamada de Reforma RS, o pacote do governo de Eduardo Leite (PSDB), a proposta foi entregue à Assembleia Legislativa e tem um pacote com alterações nas carreiras das categorias de servidores, nas aposentadorias e nas contribuições previdenciárias. São mais de 100 novas regras e atingem também funcionários de outros poderes. Clique aqui para conferir as principais mudanças propostas pelo executivo estadual.