educação pública

Professores da região organizam protestos contra proposta do governo

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Cpers (divulgação)
Em Cacequi, mobilização reuniu estudantes e professores 

A greve dos professores da rede estadual de ensino chegou ao quinto dia, nesta sexta-feira, e foi marcada por mobilizações em diferentes cidades do Estado e da região. De acordo com o sindicato dos professores estaduais do Estado, o Cpers, em uma semana o número de escolas em greve no Estado chegou a 1.505. 

Na próxima terça-feira, dia 26, a categoria vai realizar uma nova assembleia geral em Porto Alegre, e deve ocorrer um novo ato unificado com servidores estaduais. 

Em Santiago, o protesto dos professores e alunos começou na frente no núcleo da 35ª Coordenadoria Regional de Educação, onde foi entregue uma moção de repúdio ao pacote do governo. Em caminhada, o grupo foi até a Praça Moisés Viana, no Centro. Na Praça Central, eles se mobilizaram em uma aula pública, explicando a todos que estavam no local sobre a mobilização da categoria. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Divulgação
Passeata em Santiago

Em Cacequi, alunos e professores também foram às para protestar contra o pacote do governador Eduardo Leite, que atinge os servidores estaduais. Na mobilização, alunos seguraram cartazes com frases de apoio aos professores em greve. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto:  Gabriela Scalcon Brusque
Aula pública na escola Guilhermina Javorski em Jaguari

Em Jaguari, professores do Instituto Estadual de Educação Guilhermina Javorski organizaram, na quinta-feira, uma aula pública com toda a comunidade escolar. Com o tema "escola pública em foco: vamos pensar juntos?" os professores falaram, aos alunos e pais de estudantes, sobre a mobilização dos professores. A ex-aluna da escola Fernanda Monteiro Rigue, que é doutoranda em Educação na UFSM, falou sobre os estudos que realiza sobre a escolarização no Brasil.

- A chance de pensar junto com a comunidade escolar do Instituto Guilhermina possibilitou que me aproximasse novamente do território da escola pública, estreitando os laços entre pós-graduação e educação básica. Além disso, viabilizou que pensasse com toda comunidade os limites e as possibilidades da escola pública em tempos adversos, prospectando suas potências e indispensáveis problematizações - destacou Fernanda em sua fala. 

Na manhã desta sexta-feira, um grupo de alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Cônego Ortiz, em Caçapava do Sul, se reuniu em frente à escola com cartazes com mensagens de apoio aos professores. A iniciativa surgiu depois que os estudantes viram ações parecidas acontecendo em outras cidade, como Santa Maria, onde alunos organizaram uma Marcha pela Educação ontem.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gazeta de Caçapava
Alunos de escola de Caçapava do Sul mobilizados 

Professores estaduais de Restinga Sêca, Paraíso do Sul, Agudo, Dona Francisca e Cerro Branco bloquearam na manhã de hoje a RSC-287, em Paraíso do Sul, em um manifesto em favor da educação. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Nórton Ávila (Rádio e Jornal Integração)

A PROPOSTA DO GOVERNO DO ESTADO
Chamada de Reforma RS, o pacote do governo de Eduardo Leite (PSDB), a proposta foi entregue à Assembleia Legislativa e tem um pacote com alterações nas carreiras das categorias de servidores, nas aposentadorias e nas contribuições previdenciárias. São mais de 100 novas regras e atingem também funcionários de outros poderes. Clique aqui para conferir as principais mudanças propostas pelo executivo estadual. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira os nomes dos aprovados no vestibular da UFN

Próximo

Com apoio de alunos, greve dos professores completa uma semana em Santa Maria

Educação